Autor do livro de Mateus

Todos os pais da igreja confirmaram que o apóstolo Mateus foi o autor do evangelho em questão. Este apóstolo era um cobrador de impostos que largou sua profissão para seguir a Cristo (Mt 9: 9 ao 13). Seu nome significa “dádiva do senhor”.

Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus
Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus

Objetivo

O objetivo do livro de Mateus era comprovar aos judeus que Jesus Cristo é o Messias que eles esperavam. Na grande maioria das literaturas pesquisadas, isto é um consenso. Este evangelho queria provar que a vida que Jesus Cristo viveu e seu ministério na terra cumprira toda o antigo testamento. Que era o “grande Rei Davi” prometido pelos profetas.

Local e Data

De acordo com a natureza judaica do evangelho segundo escreveu Mateus, podemos supor que a carta foi escrita na Palestina, embora alguns acreditem que ele tenha sido gerado na Antioquia, na Síria. Broadus David Hale afirma que o evangelho segundo Mateus deveria ter sido escrito por volta de 65-75 d.C. De acordo com a proposta de Godet (transcrito no livro “Introdução e Síntese do Novo testamento” de Gerhard Horster), o evangelho de Mateus teria sido escrito por volta de 66 d.C e teria sido escrito na mesma época dos outros evangelhos sinópticos, fazendo ficar de lado a teoria de que os evangelhos teria tomado por base o evangelho de Marcos.

Evangelho segundo Mateus – Análise da Historicidade do evangelho
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *