Não poderia iniciar um site chamado teologia.net sem falar a respeito deste tema. Afinal, o que é teologia?

A teologia, segundo a etimologia de sua palavra significa “estudo de Deus”. Theo em grego significa Deus, e Logia, estudo. Porém, entramos em um paradoxo, visto que não existe a possibilidade do homem estudar a Deus. Deus é Deus e age conforme sua soberania da forma que quiser, na hora que quiser e etc.

Ao nosso ver, a maioria das coisas de Deus são mistérios que o homem não podem interpretar. Porém, através da história ele demonstra algumas maneiras de como ele age com seu povo. E é em cima das escrituras disponibilizada pelo Espírito Santo de Deus que estudamos e nos baseamos para iniciar uma teologia bíblia e saudável.

A partir do entendimento do que é teologia, podemos trabalhar outros tópicos sobre algumas visões teológicas através linhas de pensamento diferentes. Exemplifico. A bíblia tem por objetivo mostrar como Deus se relaciona com o homem e como o homem (Seu povo, no antigo testamento) se relacionada com seu Deus. A bíblia sempre diz o que ela quer dizer e ponto final. Nunca quer dizer o que entendemos. Por isso temos sempre que estudar os contextos e orar para o Espírito Santo nos revelar o que Ele queria dizer através daquelas histórias.

Porém, os textos podem (não devem) ser interpretados de diversas formas.

Teologia da Prosperidade

Esta teologia basicamente diz que Deus tem que te dar prosperidade, bençãos materiais e saúde. Caso você não tenha nenhuma delas, você está em pecado e há algo de errado com você, espiritualmente falando.

Teologia da libertação

Pensamento com origem na América Latina. Você pode ler um pouco mais sobre ela aqui. Mas resumindo, quem segue esta linha teológica afirma que o movimento é baseado nos de amor e libertação de todas as formas de opressão (especialmente opressão econômica).

Teologia Liberal

Linha teológica que surgiu no século 18. Pensadores limitam o poder de Jesus Cristo negando os milagres Dele. Quem iniciou este pensamento (Friedrich Schleiermacher 1768-1834), dizia que Jesus somente era filho de Deus por que era reconhecido assim.

Mostraram-se inclinados a ter uma visão otimista da mudança e acreditar que o mal é mais uma ignorância. Caso queiram se aprofundas, recomendo este site

Citei algumas vertentes teológicas para mostrar que existem diversas linhas de pensamento. Algumas baseiam-se nos mesmos textos bíblicos. Qual é a correta? Nenhuma delas. A teologia bíblica deve ser sempre a ser seguida. A que baseiam-se somente na palavra de Deus.

Ainda possui dúvidas? Tem algo a acrescentar? Compartilhe conosco!

O que é Teologia? Tire suas dúvidas
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *